quinta-feira, 3 de maio de 2012

(...) E depois há os arrogantes.

arrogância 
s. f.
1. Sobranceria menosprezadora.
2. Altivez que deixa ver o pouco caso que se faz do adversário.
3. Insolência.


A arrogância é muitas vezes vista como sinonima de altivez, insolência, sobranceria, e por aí fora. Acontece que cada uma destas palavras tem as suas particularidades e é usada de acordo com a ênfase pretendida, podendo, estas palavras, ser usadas, inclusive, na mesma frase, na descrição de um único sujeito. Isto acontece exclusivamente com adjectivos. Não se vê o mesmo acontecer com verbos sinónimos, tais como acabar, concluir e terminar... Ninguém diz que concluiu e terminou o trabalho. Mas todos dizem que o João é insolente, altivo, arrogante e audaz. Uma discrepância linguística, na minha opinião.


Os sinónimos são-no, por serem palavras com conotações tão abrangentes e parecidas, mas não iguais. Geralmente vamos buscar o que nos soa melhor, ou que melhor caracteriza as nossas necessidades semânticas. De qualquer forma, não tenho nada contra as definições de audaz, altivo, insolente e por aí fora. No entanto, penso que a confusão de definições entre todos estes adjectivos foi precisamente a possibilidade da sua mistura desproporcionada na frase, em prol da qualificação do sujeito. Ainda assim, é bonito de se ver. Uma frase repleta de belos adjectivos. Ninguém desgosta. 


O arrogante, por outro lado, é um adjectivo incompreendido. E pior, é um sujeito condenável. Mas, o que é afinal um arrogante? Com toda a minha humildade respondo: a arrogância não passa de falta de paciência para a estupidez e mediocridade alheia.

1 comentário:

  1. Não só, mas também.

    Tal como uma crítica, algo de conceito instintivamente pejorativo, também pode ser benéfica e positiva.

    ResponderEliminar